Visão geral das abordagens de intervenção
Ao receber a um diagnóstico de transtorno do desenvolvimento infantil ou emocional os pais entram em uma viagem de ansiedade para encontrar soluções. Que intervenção (s ) para escolher , quando , quantas vezes, quanto tempo, com quem, são apenas algumas das perguntas que passam pela mente de todos os pais , que enfrentam escolhas limitadas ou confusas. Com muita frequência, os pais enfrentam colocar seu filho em um ou outro programa em vez de encontrar os programas que se ajustam às necessidades individuais de seus filhos.
No entanto , sabemos que a identificação precoce , a intervenção precoce e a intensidade são importantes e fazem a diferença. Enquanto ainda não podemos explicar as causas , sabemos que o Autismo envolve conectividade neural irregular que afeta muitas partes do cérebro de maneiras diferentes para cada criança. Sabemos também que as crianças vivem em famílias diferentes , em diferentes culturas e ambientes , e tem experiências diferentes. Isso faz existir uma necessidade de intervenção que abraçe a complexidade e se torne uma força dinâmica , abrangente e sistemática para apoiar o progresso . Nos DIR/FLOORTIME acreditamos que o desenvolvimento pode ser avançado ao longo da vida . Isto requer uma base forte de tratamento que fornece a estrutura para maximizar o desenvolvimento da criança . A partir desta base , outras intervenções podem ser integradas.
PERGUNTAS FREQUENTES QUE DEVEM SER QUESTIONADAS…
Como ele aprende sobre seu mundo ? Será que ele confia mais em seu sistema visual ou auditivo ou uma combinação de ambos?
Como é que ele se relacionar com você e os outros?
Qual é a sua capacidade de participar, se envolver emocionalmente , manter interações recíprocas ?
Ele pode participar em qualquer comunicação verbal ou não-verbal
Como é que o seu sistema sensorial ajuda ou atrapalha o seu desenvolvimento na função diária?
Como ele usa o seu sistema motor para coordenar o seu corpo e para satisfazer suas necessidades e desejos ?
Que comportamentos pode estar impedindo o seu progresso de desenvolvimento ?
Será que ele tem algum problema de saúde que afetam o seu desenvolvimento e / ou comportamento?
Quais são os seus interesses e como eles podem ser usados para ajudar a promover sua interação com você e os outros?
As respostas a esses tipos de perguntas vao ajudar você ir além do rótulo do diagnóstico para conhecer seu filho,e identificar todos os desafios específicos que vão descarrilar o seu desenvolvimento , e ai depois você será capaz de corresponder às suas necessidades com os programas de tratamento disponíveis em sua comunidade e que se encaixam melhor para sua família . Existem muitas abordagens para o tratamento e os mais comuns são descritos abaixo. Cada abordagem possui vários paradigmas terapêuticos.
O Menu Tratamento
Nos DIR/floortime reconhecemos várias abordagens que oferecem intervenções importantes e consideramos estrategicos em diferentes pontos no tempo para qualquer criança. Estas intervenções muitas vezes se sobrepõem na abordagem e precisam ser considerados ao criar um plano de tratamento abrangente, que adapta o trabalho às diferenças individuais , constrói as bases do desenvolvimento e identifica formas que a criança pode aprender a se comunicar melhor , pensar, aprender e desenvolver relacionamentos. Os pais são encorajados a encontrar os especialistas de desenvolvimento que podem ajudá- los a planejar a abordagem de tratamento abrangente para doenças tão diversas como o espectro do autismo e outros transtornos do desenvolvimento emocional. A lista abaixo e uma tentativa de categorizar várias abordagens de intervenção que sao importantes no mundo do Autismo
Desenvolvimento
Modelo DIR / Floortime Modelo- desenvolvimento, individualizado , baseado no relacionamento
P.L.A.Y. PROJETO
SCERTS ®
Programas hanen
RDI – Relação de Desenvolvimento Intervenção
O Programa Son-Rise
Psicoterapia Developmental
Intervenção Precoce modelos de tratamento
ESDM – Cedo Denver Modelo Início
JASP – Atenção Joint and Play / Comunicação Social simbólica e simbólica jogo de Intervenção para pré-escolares com autismo
COMPORTAMENTAL
ABA – Analise de comportamento
VBA – Análise do Comportamento Verbal
PRT – Formação de Resposta Pivotal
Ensino estruturado
TEACCH – Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Relacionados Comunicação –Deficientes Educacional
Educação Especial ou Inclusão
Feurerstein MLE
Lindamood Sino
Visual Espacial Cognitiva
terapias clínicas
Terapia Ocupacional – Integração Sensorial
Fonoaudiologia
Fisioterapia
pensamento social
Visual Espacial Cognitiva
Método Miller
Saúde e nutrição