Terapia de Integração Sensorial em crianças com autismo
A maioria de nós inconscientemente aprende a combinar os nossos sentidos (visão, som, cheiro, toque, gosto, equilíbrio, e o corpo no espaço), a fim de dar sentido ào nosso meio. Crianças com autismo têm dificuldade em aprender a fazer isso. Terapia de integração sensorial é uma especialização da terapia ocupacional (TO) que coloca a criança em uma sala especificamente destinada a estimular e desafiar todos os sentidos. Durante a sessão, o terapeuta trabalha em estreita colaboração com a criança para incentivar “movimento” dentro da sala.
· dançando uma música (som);
· tocando em caixas cheias de feijão (toque);
· rastejando túneis (toque e movimento através do espaço);
· bater bolas balançando (coordenação olho-mão);
· girando em uma cadeira (equilíbrio e visão); e
· equilibrando-se sobre uma viga (equilíbrio).
Qual é a teoria por trás disso?
Em nossa vida diária, as pessoas experimentam eventos que, simultaneamente, estimulam mais de um sentido. Usamos nossos sentidos múltiplos para tomar esta informação variada, e combiná-los para nos dar uma clara compreensão do mundo que nos rodeia. Nós aprendemos durante a infância como fazer isso. Assim, através das experiências da infância ganhamos a habilidade de usar todos os nossos sentidos juntos para planejar uma resposta a qualquer coisa que se nota na nosso ambiente. Crianças com autismo são menos capazes deste tipo de síntese e, portanto, podem ter dificuldade de responder adequadamente a diferentes estímulos.
http://autism.healingthresholds.com/
2 Comentários
Ana Carolina
Excelente síntese.
Dilcéa
OS alunos da turma de ter.ocupacional da UFRJ fizeram uma terapia sensorial de 3 meses com meu filho autista, não sabia que o nome dado a essa terapia era esse, mas meu filho em pouco tempo teve ganhos consideráveis, agora gostaria de dar continuidade, porém não conheço na minha cidade nehum terapeuta que usa esse método. Se caso vcs pudessem me indicar alguém em Nitéoi ou no centro do Rio, eu agradeceria mt. Grata. Dilcéa