O CDI

Nossa história se iniciou em janeiro de 2011 com a realização do primeiro Summer Camp – Colônia de Férias Terapêutica,  pensada e idealizada por Patrícia Piacentini para crianças com Autismos e atrasos no desenvolvimento. No mês de abril do mesmo ano, o espaço foi aberto iniciando com atendimentos individuais e em grupo.

De base sócio-construtivista e buscando validar as diferenças individuais de cada criança, o modelo desenvolvimentista DIR/Floortime norteia todo processo terapeutico do CDI. Nele, o D leva a compreensão do estágio emocional e cognitivo do desenvolvimento em que a criança se encontra; o I se refere às diferenças individuais, mostrando que cada criança tem uma maneira particular de perceber o mundo, um modo único de processar as informações sensoriais (sons, toques, cheiros, movimento, etc.) e isto dirá sobre o comportamento da criança, seu modo de se relacionar, agir e pensar; enquanto o R destaca a importância das relações, principalmente com os pais. No cerne de sua estrutura considera os sentimentos da criança; suas relações emocionais e sociais; o nível de desenvolvimento em que se encontra; as diferenças individuais; a forma como a criança processa e responde ao mundo sensorial.

Utilizando o modelo DIR/Floortime como norteador do processo terapêutico e validando as diferenças individuais próprias de cada um, o CDI oferece atendimentos individuais e em grupo; realização de avaliações; e cursos de treinamento para profissionais. 

 

Acreditamos que o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, por isto, em nosso trabalho, utilizamos a ludicidade para tornar as vivências saudáveis e facilitar o aprendizado cognitivo, social, comunicacional, etc. Validando o relacionamento, a afetividade e as diferenças individuais, percebemos a criança de maneira holística, não adequando apenas o espaço e a rotina, mas buscando as acomodações sensoriais necessárias que possam favorecer seu desenvolvimento e aprendizagem. Considerando a importância da família na vida, na aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos, trabalhamos em conjunto com a família buscando oferecer ferramentas para uma compreensão integral acerca da criança, possibilitando autonomia e empoderamento dos pais com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento infantil.


Serviços Oferecidos

O projeto CDI foi criado em 2011 por Patricia Piacentini. Usando o modelo desenvolvimentista DIR/Floortime, as crianças participam de grupos terapêuticos, organizados por perfis, e passam por estimulação em três áreas principais: Linguagem, Sensorial e Motora. A partir de um trabalho lúdico, oferecemos um ambiente que facilite a interação social entre os pares, tendo como propósito 1) intensificar os estímulos sensório-motores; 2) ajudar os pais a compreender tecnicamente as diferenças individuais dos seus filhos; e 3) preparar as crianças para o ambiente escolar.

As terapias individuais são pautadas no modelo DIR/Floortime em diversas áreas como: educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, pedagogia, natação e terapia ocupacional. No DIR as terapias tem duração de uma hora com a participação dos pais na sessão.

Na Semana Intensiva, que acontece de segunda-feira a sexta-feira, são oferecidas terapias individuais e em grupo. No turno da manhã, a criança é avaliada na presença dos pais por Patrícia Piacentini e sua equipe durante 03 horas individualmente, no turno da tarde, de terça-feira à quinta-feira, a criança participa de 03 horas em grupo terapêutico.

As especialistas trabalham junto à criança as áreas de habilidades e dificuldades para traçar um planejamento terapêutico que será aplicado pela família. A finalidade da Semana Intensiva é intensificar o estímulo terapêutico junto com os pais obtendo um resultado neurológico impactante no sistema sensório-motor e oferecer uma visão ampla a respeito do desenvolvimento da criança para as famílias, bem como autonomia e conhecimento frente às necessidades de sua criança.

A Semana Intensiva é agendada com antecedência pelo e-mail cdifloortime@gmail.com ou telefone (81) 3037-5768.

O Summer Camp, Colônia de Férias Terapêutica pioneira no Brasil,  foi criado em 2011 com o objetivo de proporcionar às crianças, durante três semanas, terapias intensivas e formar profissionais que atuem utilizando o modelo DIR/Floortime. As crianças são assistidas em grupos terapêuticos por diferentes profissionais de diversas áreas, enquanto os profissionais têm a oportunidade de conhecer diversos perfis e discutir sobre os mesmos.  No decorrer do processo, são oferecidas palestras para os pais e profissionais e ao final de cada semana relatórios sobre o desempenho das crianças e com os direcionamentos a serem seguidos.

Saiba Como Foi Clicando Aqui

Garanta sua Inscrição  Clicando Aqui
 
 

O Summer Camp oferece uma introdução ao modelo DIR/Floortime com um programa de 180h práticas e teóricas para profissionais licenciados e credenciados em Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação, Saúde Mental (Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria), Serviço Social e Medicina. A ideia deste programa é treinar os profissionais para que possam dar continuidade a outros trabalhos de Colônias de Férias Terapêuticas e Inclusivas, como o Summer Camp, em suas cidades e oferecer uma base teórica que possa facilitar o ingresso dos participantes na formação no modelo DIR/Floortime. 

O Summer Camp no modelo DIR/ Floortime é oferecido pelo CDI/Recife no mês de janeiro e nele trabalhamos a partir de uma perspectiva transdisciplinar. É uma imersão de três semanas com aulas teóricas no turno da manhã e práticas no turno da tarde, na qual os profissionais de diversas áreas têm a oportunidade de dialogar e ampliar seus conhecimentos. Este programa é organizado anualmente e equivale a introdução na abordagem de modelo DIR, avaliação, intervenção e reconhecimento das capacidades funcionais para o desenvolvimento.

Desde de 2019 o Summer Camp oferece o Curso 101: Introdutório ao Modelo DIR/Floortime do Interdisciplinary Council on Development and Learning (ICDL)/USA em sua programação.

Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo nosso e-mail: cdifloortime@gmail.com

 

Saiba Como Foi Clicando Aqui

Garanta sua Inscrilção  Clicando Aqui
 

Profissionais do CDI


Patricia Piacentini

Patricia Piacentini

Expert Training Leader DIR/Floortime (ICDL/USA)

Mestre em Educação Especial pela Antioch University Santa Barbara (USA); Especialista em Desenvolvimento Infantil pela Antioch University Santa Bar

Patricia Piacentini

Expert Training Leader DIR/Floortime (ICDL/USA)

Carol Mota

Carol Mota

Psicopedagoga

Pedagoga; Mestra em Educação Culturas e Identidades; Doutoranda em Psicologia Cognitiva; Terapeuta DIR/Floortime em formação 201 ICDL/USA.

Carol Mota

Psicopedagoga

Ednaldo Gomes

Ednaldo Gomes

Auxiliar Administrativo

Ednaldo Gomes

Auxiliar Administrativo

Evellyne Silva Araujo

Evellyne Silva Araujo

Terapeuta Ocupacional

Pós-Graduada rede de atenção psicossocial; DIR Floortime Player.

Evellyne Silva Araujo

Terapeuta Ocupacional

Florêncio Júnior

Florêncio Júnior

Gerente Administrativo

Florêncio Júnior

Gerente Administrativo

Lorena Arruda

Lorena Arruda

Gerente Financeira

Graduação em ciências contábeis pela UFPE; MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Mestrado em Controladoria pela UFRPE.

Lorena Arruda

Gerente Financeira

Luis Gadelha

Luis Gadelha

Psicólogo

Pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista; DIR/Floortime Player.

Luis Gadelha

Psicólogo

Mariana Lima

Mariana Lima

Fisioterapeuta

Pós graduada em Fisioterapia Esportiva/Traumato Ortopedia; DIR/Floortime Player.

Mariana Lima

Fisioterapeuta

Mayara Almeida Santana

Mayara Almeida Santana

Psicologa

Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA.

Mayara Almeida Santana

Psicologa

Mayra Fernandes

Mayra Fernandes

Educadora Fisica

Pós graduada em Educação física escolar; Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA.

Mayra Fernandes

Educadora Fisica

Melissa Alvez

Melissa Alvez

Fonoaudiologa

Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA; Responsável técnica do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI).

Melissa Alvez

Fonoaudiologa

Maiara Ferraz

Maiara Ferraz

Pedagoga

Pós graduada em Neuropedagogia; Pós graduada em Prática Psicomotora; DIR/Floortime Player.

Maiara Ferraz

Pedagoga

Nathalia Paixão

Nathalia Paixão

Pedagoga

Coordenadora de eventos do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI); Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA.

Nathalia Paixão

Pedagoga

Priscila Gonçalves

Priscila Gonçalves

Graduanda em Fonoaudiologia

Priscila Gonçalves

Graduanda em Fonoaudiologia

Thamires Mafra

Thamires Mafra

Psicologa

Terapeuta DIR/Floortime 201 ICDL/USA.

Thamires Mafra

Psicologa