O CDI

Nossa história se iniciou em janeiro de 2011 com a realização do primeiro Summer Camp – Colônia de Férias Terapêutica, pensada e idealizada por Patrícia Piacentini para crianças com Autismos e atrasos no desenvolvimento. No mês de abril do mesmo ano, o espaço foi aberto iniciando com atendimentos individuais e em grupo.

De base sócio-construtivista e buscando validar as diferenças individuais de cada criança, o modelo desenvolvimentista DIR/Floortime norteia todo processo terapêutico do CDI. Nele, o D leva a compreensão do estágio emocional e cognitivo do desenvolvimento em que a criança se encontra; o I se refere às diferenças individuais, mostrando que cada criança tem uma maneira particular de perceber o mundo, um modo único de processar as informações sensoriais (sons, toques, cheiros, movimento, etc.) e isto dirá sobre o comportamento da criança, seu modo de se relacionar, agir e pensar; enquanto o R destaca a importância das relações, principalmente com os pais. No cerne de sua estrutura considera os sentimentos da criança; suas relações emocionais e sociais; o nível de desenvolvimento em que se encontra; as diferenças individuais; a forma como a criança processa e responde ao mundo sensorial.

Utilizando o modelo DIR/Floortime como norteador do processo terapêutico e validando as diferenças individuais próprias de cada um, o CDI oferece atendimentos individuais e em grupo; realização de avaliações; e cursos de treinamento para profissionais. 

Acreditamos que o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, por isto, em nosso trabalho, utilizamos a ludicidade para tornar as vivências saudáveis e facilitar o aprendizado cognitivo, social, comunicacional, etc. Validando o relacionamento, a afetividade e as diferenças individuais, percebemos a criança de maneira holística, não adequando apenas o espaço e a rotina, mas buscando as acomodações sensoriais necessárias que possam favorecer seu desenvolvimento e aprendizagem. Considerando a importância da família na vida, na aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos, trabalhamos em conjunto com a família buscando oferecer ferramentas para uma compreensão integral acerca da criança, possibilitando autonomia e empoderamento dos pais com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento infantil.


Serviços Oferecidos

O projeto CDI foi criado em 2011 por Patricia Piacentini. Usando o modelo desenvolvimentista DIR/Floortime, as crianças participam de grupos terapêuticos, organizados por perfis, e passam por estimulação em três áreas principais: Linguagem, Sensorial e Motora. A partir de um trabalho lúdico, oferecemos um ambiente que facilite a interação social entre os pares, tendo como propósito 1) intensificar os estímulos sensório-motores; 2) ajudar os pais a compreender tecnicamente as diferenças individuais dos seus filhos; e 3) preparar as crianças para o ambiente escolar.

As terapias individuais são pautadas no modelo DIR/Floortime em diversas áreas como: educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, pedagogia, natação e terapia ocupacional. No DIR as terapias tem duração de uma hora com a participação dos pais na sessão.

Na Semana Intensiva, que acontece de segunda-feira a sexta-feira, são oferecidas terapias individuais e em grupo. No turno da manhã, a criança é avaliada na presença dos pais por Patrícia Piacentini e sua equipe durante 03 horas individualmente, no turno da tarde, de terça-feira à quinta-feira, a criança participa de 03 horas em grupo terapêutico.

As especialistas trabalham junto à criança as áreas de habilidades e dificuldades para traçar um planejamento terapêutico que será aplicado pela família. A finalidade da Semana Intensiva é intensificar o estímulo terapêutico junto com os pais obtendo um resultado neurológico impactante no sistema sensório-motor e oferecer uma visão ampla a respeito do desenvolvimento da criança para as famílias, bem como autonomia e conhecimento frente às necessidades de sua criança.

A Semana Intensiva é agendada com antecedência pelo e-mail cdifloortime@gmail.com ou telefone (81) 3037-5768.

O Summer Camp, Colônia de Férias Terapêutica pioneira no Brasil,  foi criado em 2011 com o objetivo de proporcionar às crianças, durante três semanas, terapias intensivas e formar profissionais que atuem utilizando o modelo DIR/Floortime. As crianças são assistidas em grupos terapêuticos por diferentes profissionais de diversas áreas, enquanto os profissionais têm a oportunidade de conhecer diversos perfis e discutir sobre os mesmos.  No decorrer do processo, são oferecidas palestras para os pais e profissionais e ao final de cada semana relatórios sobre o desempenho das crianças e com os direcionamentos a serem seguidos.

Saiba Como Foi Clicando Aqui

Garanta sua Inscrição  Clicando Aqui

O Summer Camp oferece uma introdução ao modelo DIR/Floortime com um programa de 180h práticas e teóricas para profissionais licenciados e credenciados em Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação, Saúde Mental (Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria), Serviço Social e Medicina. A ideia deste programa é treinar os profissionais para que possam dar continuidade a outros trabalhos de Colônias de Férias Terapêuticas e Inclusivas, como o Summer Camp, em suas cidades e oferecer uma base teórica que possa facilitar o ingresso dos participantes na formação no modelo DIR/Floortime.

O Summer Camp no modelo DIR/ Floortime é oferecido pelo CDI/Recife no mês de janeiro e nele trabalhamos a partir de uma perspectiva transdisciplinar. É uma imersão de três semanas com aulas teóricas no turno da manhã e práticas no turno da tarde, na qual os profissionais de diversas áreas têm a oportunidade de dialogar e ampliar seus conhecimentos. Este programa é organizado anualmente e equivale a introdução na abordagem de modelo DIR, avaliação, intervenção e reconhecimento das capacidades funcionais para o desenvolvimento.

Desde de 2019 o Summer Camp oferece o Curso 101: Introdutório ao Modelo DIR/Floortime do Interdisciplinary Council on Development and Learning (ICDL)/USA em sua programação.

Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo nosso e-mail: cdifloortime@gmail.com

Saiba Como Foi Clicando Aqui

Garanta sua Inscrilção  Clicando Aqui

O Projeto Greenspan nasceu dia 12 de Julho de 2021 baseado no Rebeca School e visa o empoderamento pedagógico da criança/adolescente para potencializar habilidades individuais e através delas auxilia-la com as demais habilidades, o programa é modificado e planejado especificamente para cada uma delas visando o máximo de ganhos que elas possam ter.

Venha ver o que está acontecendo por AQUI!

Profissionais do CDI


Patricia Piacentini

Patricia Piacentini

Expert Training Leader DIR/Floortime (ICDL/USA)

Mestre em Educação Especial pela Antioch University Santa Barbara (USA); Especialista em Desenvolvimento Infantil pela Antioch University Santa Bar

Patricia Piacentini

Expert Training Leader DIR/Floortime (ICDL/USA)

Ana Catarina

Ana Catarina

Gerente Financeira

Graduada em Administração de Empresas pelo UFPE Pós-Graduada em Auditoria e Controladoria Pós-Graduada em Educação corporativa

Ana Catarina

Gerente Financeira

Allyde

Allyde

Psicóloga

Mestra em Psicologia Clínica Terapeuta DIRFloortime pelo ICDL/USA (em formação) Especializanda em Transtorno do Espectro Autista - TEA,

Allyde

Psicóloga

Carol Mota

Carol Mota

Psicopedagoga

Pedagoga; Mestra em Educação Culturas e Identidades; Doutoranda em Psicologia Cognitiva; Terapeuta DIR/Floortime em formação 201 ICDL/USA.

Carol Mota

Psicopedagoga

Ednaldo Gomes

Ednaldo Gomes

Auxiliar Administrativo

Ednaldo Gomes

Auxiliar Administrativo

Fabiana

Fabiana

Serviços Gerais

Fabiana

Serviços Gerais

Flávia Cardoso

Flávia Cardoso

Fisioterapeuta

Pós graduando em Psicomotricidade; DIR/Floortime (EM FORMAÇÃO).

Flávia Cardoso

Fisioterapeuta

Florêncio Júnior

Florêncio Júnior

Gerente Administrativo

Florêncio Júnior

Gerente Administrativo

Hylka Caldas

Hylka Caldas

Pedagoga

Especialização de Residência em Inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual Especialização em Educação especial e Psicopedagogia (EM AND

Hylka Caldas

Pedagoga

Larissa Amorim

Larissa Amorim

Estagiária de Psicologia

Larissa Amorim

Estagiária de Psicologia

Larissa Ferraz

Larissa Ferraz

Estagiária de Psicologia

Larissa Ferraz

Estagiária de Psicologia

Mayara Almeida Santana

Mayara Almeida Santana

Psicóloga

Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA.

Mayara Almeida Santana

Psicóloga

Mayra Fernandes

Mayra Fernandes

Educadora Física

Pós graduada em Educação física escolar; Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA.

Mayra Fernandes

Educadora Física

Melissa Alves

Melissa Alves

Fonoaudióloga

Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA; Responsável técnica do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI).

Melissa Alves

Fonoaudióloga

Nathalia Paixão

Nathalia Paixão

Pedagoga

Coordenadora de eventos do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI); Terapeuta DIR/Floortime 202 ICDL/USA.

Nathalia Paixão

Pedagoga

Priscila Gonçalves

Priscila Gonçalves

Fonoaudióloga

Priscila Gonçalves

Fonoaudióloga

Yane Martins

Yane Martins

Estagiária de Pedagogia

Yane Martins

Estagiária de Pedagogia

Ytalo

Ytalo

Estagiário de Fonoaudiologia

Ytalo

Estagiário de Fonoaudiologia