Sobre o CDI

O Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) é uma instituição especializada no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atrasos no desenvolvimento. Na instituição, profissionais de diversas áreas atuam em conjunto, pois acredita-se que o caráter transdisciplinar e a troca entre os diversos campos do conhecimento podem oferecer um desenvolvimento pleno para os sujeitos, sendo assim, oferecemos um trabalho com profissionais nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Ed. Física, Música, etc.

Utilizando o modelo DIR/Floortime como norteador do processo terapêutico e as acomodações sensoriais necessárias para o desenvolvimento de cada indivíduo, o CDI oferece tratamento terapêutico individual e em grupo, trabalhando a socialização e preparando as crianças para o espaço escolar. Acreditamos que o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, por isto, em nosso trabalho, utilizamos a ludicidade para tornar as vivências saudáveis e facilitar o aprendizado cognitivo, social, comunicacional, etc.

Em nosso trabalho com acomodações sensoriais buscamos perceber a criança com autismo de maneira integral, não adequando somente o espaço e a rotina, mas sim visando proporcionar a cada uma, alternativas de adaptações ao ambiente em que estão inseridas.


Serviços Oferecidos

O projeto CDI foi criado em 2010 por Patricia Piacentini, buscando intensificar o processo terapêutico das crianças com atrasos no desenvolvimento. Usando o modelo desenvolvimentista DIR/Floortime, as crianças participam de grupos terapêuticos, organizados de acordo com o perfil das mesmas, e passam por estimulação em três áreas principais: Linguagem, Tato e Motor. A partir de um trabalho lúdico, oferecemos um ambiente que facilite a interação social entre os pares, tendo como propósito 1) intensificar os estímulos sensório-motores; 2) ajudar os pais a compreender tecnicamente as diferenças individuais dos seus filhos; e 3) preparar as crianças para o ambiente escolar.

As terapias individuais são pautadas no modelo DIR/Floortime com supervisão de Patrícia Piacentini em diversas áreas de reabilitação como: terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, musicoterapia, natação e educação física. No DIR as terapias tem duração de uma hora com a participação dos pais na sessão.

Durante a Semana Intensiva, que acontece de segunda-feira a sexta-feira, são oferecidas terapias individuais e em grupo. No turno da manhã, a criança será avaliada na presença dos pais por Patrícia Piacentini e sua equipe durante 03 horas individualmente, no turno da tarde, de terça-feira à quinta-feira, a criança participará de 03 horas em grupos terapeuticos.

As especialistas irão trabalhar junto a criança as áreas de habilidades e dificuldades para poderem traçar um planejamento terapêutico que será aplicado pela família. A finalidade da Semana Intensiva é intensificar o estímulo terapêutico junto com os pais obtendo um resultado neurológico impactante no sistema sensório-motor.

De base sócio-construtivista e buscando validar as diferenças individuais de cada criança, o modelo desenvolvimentista DIR/Floortime norteia todo processo terapeutico da Semana Intensiva. Nele, o D leva a compreensão do estágio emocional e cognitivo do desenvolvimento em que a criança se encontra; o I se refere às diferenças individuais, mostrando que cada criança tem uma maneira particular de perceber o mundo, um modo único de processar as informações sensoriais (sons, toques, cheiros, movimento, etc.) e isto dirá sobre o comportamento da criança, seu modo de se relacionar, agir e pensar; enquanto o R destaca a importância das relações, principalmente com os pais. No cerne de sua estrutura considera os sentimentos da criança; suas relações emocionais e sociais; o nível de desenvolvimento em que se encontra; as diferenças individuais; a forma como a criança processa e responde ao mundo sensorial.

A Semana Intensiva é agendada com antecedência pelo e-mail cdifloortime@gmail.com ou telefone (81) 3037-5768.

O Summer Camp foi criado em 2010 com o objetivo de proporcionar as crianças, durante três semanas, terapias intensivas e formar profissionais que atuem utilizando o modelo DIR. As crianças são assistidas em grupos terapêuticos por diferentes profissionais de diversas áreas, enquanto os profissionais tem a oportunidade de conhecer diversos perfis e discutir sobre os mesmos.  No decorrer do processo, são oferecidas palestras para os pais e profissionais e ao final de cada semana relatórios sobre o desempenho das crianças e com os direcionamentos a serem seguidos.

O Summer Camp oferece uma introdução ao modelo DIR / Floortime com um programa de 180h práticas e teóricas para profissionais licenciados e credenciados em Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação, Saúde Mental (Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria), Serviço Social e Medicina. A ideia deste programa é treinar os profissionais para que possam dar continuidade a outros trabalhos de Colônias de Férias Terapêuticas e Inclusivas, como o Summer Camp, em suas cidades e oferecer uma base teórica que possa facilitar o ingresso dos participantes na formação no modelo DIR/Floortime oferecida pela Instituição Profectum.org.

O Summer Camp no modelo DIR/ Floortime é oferecido pelo CDI/Recife no mês de janeiro e nele trabalhamos a partir de uma perspectiva transdisciplinar. É uma imersão de três semanas com aulas teóricas no turno da manhã e práticas no turno da tarde, na qual os profissionais de diversas áreas tem a oportunidade de dialogar e ampliar seus conhecimentos. Ao final do curso, o participante receberá uma carta de recomendação para o Instituto Profectum.org e um certificado de 180/h de treino e participação.Este programa é organizado anualmente e equivale a introdução na abordagem de modelo DIR, avaliação, intervenção e reconhecimento das capacidades funcionais para o desenvolvimento.

Para mais informações sobre o programa entre em contato pelo nosso e-mail: cdifloortime@gmail.com

Profissionais do CDI

Paty.jpg

Patrícia Piacentini

Especialista em Desenvolvimento Infantil, Mestre em Educação Especial, Terapeuta DIR/Floortime Expertise e Diretora do CDI.
Carol-Mota-Pedagoga-e-Musicoterapeuta-DIR-Floortime-1.jpg

Carol Mota

Mestre em Educação e Terapeuta DIR/Floortime
Mayra-Fernandes-Educadora-Física.jpg

Mayra Fernandes

Educadora Física
Nathália-Paixão-Floortime-Player.jpg

Nathália Paixão

Floortime Player
Mayara-Almeida-Psicóloga-Floortime-Player.jpg

Mayara Almeida

Psicóloga - Floortime Player
Melissa-Alves-Fonoaudióloga-Floortime-Player.jpg

Melissa Alves

Fonoaudióloga - Floortime Player
Thamires-Mafra-Psicóloga-Floortime-Player.jpg

Thamires Mafra

Psicóloga - Floortime Player
Ednaldo-Gomes-Porteiro-1.jpg

Ednaldo Gomes

Serviços Gerais